Images

A Viagem do Peregrino da Alvorada


Sobre o filme:

      As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada  é um filme britânico-americano de 2010, dirigido por Michael Apted. Terceiro da série As Crônicas de Nárnia, produzido pela Walden Media e pela 20th Century Fox baseado no livro A Viagem do Peregrino da Alvorada escrito em 1952 pelo escritor irlandês C.S. Lewis. Pertence aos gêneros aventura e fantasia. A 20th Century Fox anunciou em 23 de março de 2010 que o filme seria convertido em 3-D.
      O filme foi indicado ao Globo de Ouro de melhor canção original, perdendo para Diane Warren em Burlesque.
      É o primeiro filme da saga totalmente lançado em 3D. O filme é precedido por O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa de 2005 e Príncipe Caspian de 2008. Foi a 12º maior bilheteria de 2010 alcançando 415 milhões de dólares sendo o filme de maior bilheteria para a sua distribuidora, a 20th century fox.

 

Sinopse:

      A Viagem do Peregrino da Alvorada relata a história do regresso de Edmundo e Lúcia Pevensie, agora acompanhados por seu primo Eustáquio Mísero, à Nárnia.
      Um ano após os acontecimentos do filme anterior os irmãos Pevensie, Lúcia e Edmundo, estão agora morando com seu irritante primo Eustáquio Mísero em consequência de seus pais e Susana irem viajar para os Estados Unido e Pedro estar morando com o professor Digory Kirke. Enquanto apreciam uma obra de arte no quarto de Lúcia a imagem ganha vida inundando o quarto levando os três para Nárnia. Lá encontram Caspian X, agora Rei de Nárnia, à procura de sete lordes perdidos de Telmar mandados para investigarem os mares de Nárnia pelo Rei Miraz nos acontecimentos do filme anterior.
      Agora, os Reis e Rainhas de Nárnia partiram numa incrível aventura a bordo do Peregino da Alvorada para resgatar os lordes e salvar Nárnia de um terrível nevoeiro verde. 

 

Elenco: 

Georgie Henley ....  Lúcia Pevensie
Skandar Keynes ....  Edmundo Pevensie
Ben Barnes ....  Caspian X
Will Poulter ....  Eustáquio Mísero
Simon Pegg ....  Ripchip
Liam Neeson ....  Aslam
Laura Brent ....  Liliandil (Filha de Ramandu)
Anna Popplewell ....  Susana Pevensie
William Moseley ....  Pedro Pevensie
Gary Sweet ....  Lord Drinian
Shane Rangi ....  Travos, o Minotauro
A atriz Anna Popplewell (Susana Pevensie) e o ator William Moseley (Pedro Pevensie) fizeram uma breve participação no filme, atuando nos seus respectivos papéis.

 

Curiosidades:
  • Em o vídeo promocional "Behind the Scenes: The World of Narnia" do filme Príncipe Caspian, em que mostra uma entrevista com a figurinista Isis Mussenden, é possível ver artes conceituais do filme atrás dela.
  • No DVD de Príncipe Caspian é mostrado artes conceituais e pré-visualizações de A Viagem do Peregrino da Alvorada.
  • O belíssimo navio Peregrino da Alvorada, que dá título ao filme, foi efetivamente construído. Ele tem 43 metros de comprimento, pesa 125 toneladas e é desmontável em mais de 60 partes, para que pudesse ser utilizado tanto em locações como em estúdio. Foram usados 2 km lineares de madeira, 400 litros de tinta e 4 km de corda para o cordame.
  • O enteado de C. S. Lewis, escritor da série, é co-produtor dos filmes e aparece em A Viagem do Peregrino da Alvorada como um dos marujos do navio.
  • O planejamento inicial para as gravações era que fossem feitas no Baja Studios, no México, no mesmo tanque que foi gravado o filme Titanic. Devido a alta de violência na região e uma proposta de incentivos fiscais do governo australiano, a equipe optou por transferir-se para o litoral da Austrália.
  • O navio Peregrino da Alvorada não tocou o mar para nenhuma cena. Para imitar o balanço do mar, a produção inventou um mecanismo que mexe o barco como se ele estivesse enfrentando as ondas. Parte das cenas externas foram gravadas em uma praça à beira-mar na cidade de Queensland, Austrália. Os habitantes puderam assistir às gravações ao vivo em uma arquibancada. O restante foi gravado nos tanques gigantes da Warner Roadshow Studios.
  • Diversos acidentes aconteceram durante as gravações. Na cena do duelo de espadas entre Caspian (Ben Barnes) e Edmundo (Skandar Keynes), Ben feriu o ombro e quase precisou interferir a programação dos sets. Georgie Henley trouxe o maior susto para a equipe por ter desmaiado após a gravação do momento em que o quarto é inundado. Foi preciso trazerem oxigênio para que ela se recuperasse. No hospital foi confirmado que ela não engoliu água, mas desmaiou por exaustão.
  • No final do filme, quando os três garotos já voltaram de Nárnia, a mãe de Eustaquio diz para ele que Jill Pole, a protagonista de A Cadeira de Prata (o quarto livro da série As Crônicas de Nárnia a ser publicado, mas o sexto em ordem cronologica), foi visitá-lo, dando ideia de continuação.
 Principais prêmios e indicações:

People's Choice Awards

 Categoria                                                  Resultado

Melhor Filme de Ação Live-Action           Venceu
em Filme 3D
MovieGuide Faith & Values Awards

Categoria                                                  Resultado

Melhor filme cristão de 2010                    Venceu
Melhor filme para família de 2010            3º Lugar     

      

Mudança de Distribuidora:

      Em 2006 a Walden Media assinou um contrato com a distribuidora 20th Century Fox no qual a Walden teria que distribuir todos seus filmes por ela, a Walt Disney que até então já havia produzido o primeiro filme de Nárnia fez um contrato especial para que pudesse distribuir o segundo filme da série, Príncipe Caspian. A pedido da Walt Disney, que achou o filme Príncipe Caspian muito adulto para ser lançado perto do natal (data tradicional de filmes família), o filme foi lançado no verão americano e teve que disputar espaço com filmes como Iron Man e The Dark Knight.
      O filme se saiu muito bem nas bilheterias conseguindo ficar entre as 10 maiores bilheterias de 2008, o filme não chegou a superar a bilheteria do primeiro volume da série e teve um custo de produção muito maior. A Walden Media ficou furiosa com a Disney por ter lançado o filme em uma data equivocada, o que levou a distribuidora a ser convidada a se retirar da produção dos filmes. A Disney diz que ela que saiu por insatisfação da bilheteria,porém, a bilheteria de As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian foi a segunda maior do ano da distribuidora, ficando atrás apenas de Wall-e, o que já torna a declaração suspeita
      Após a saída da Disney o contrato da Walden Media e a 20th Century Fox passou a valer para a série. O filme foi produzido com aproximadamente 155 milhões de dólares (uma quantia considerada suficiente para um filme do gênero).

Roteiro: 

      No início de 2008 partes do suposto roteiro do filme foi publicado na internet e posteriormente confirmado como verdadeiro por Douglas Gresham porém se prontificou a avisar era um roteiro teste e já havia sido reformulado - o que deixou os fãs da série aliviados já que o roteiro continha mudanças absurdas da estória original como os sete Lordes sendo encontrados de uma só vez, a aparição da Dama do Vestido Verde e até um romance entre Caspian e Lúcia.
      O roteiro já mudou de mãos algumas vezes desde que o filme foi anunciado. Inicialmente o roteiro seria escrito por Stephen McFeely e Christopher Markus, em maio de 2008 Steven Knight foi oficializado como roteirista menos de um mês depois o roteiro passou para Richard LaGravanese.  
      Quando a Walden e a Fox deram a nota de que as empresas seria as responsáveis pela produção do filme disseram que estavam "ainda resolvendo os problemas orçamentários e decidindo o roteiro.". A notícia mais recente é de que Michael Petroni está trabalhando no roteiro. O motivo dessa constante mudanças de roteiristas é incerto.

Trilha Sonora:

      Substituindo Harry Gregson-Williams, que fez a trilha sonora dos dois primeiros filmes, estará David Arnold, companheiro de longa data de Michael Apted, compondo a trilha sonora dos filmes Jornada Pela Liberdade, Independence Day, Godzilla e 007 - O Mundo Não é o Bastante. A música-tema do filme é "There's A Place For Us", co-escrita e gravada pela cantora Carrie Underwood. Foi lançada dia 16 de novembro de 2010 no iTunes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Chronicles_of_Narnia:_The_Voyage_of_the_Dawn_Treader 

Clique na foto abaixo para assistir o filme completo dublado:

 

0 comentários: